Mais energia

Realmente isto pode ser um mal geral, a muito conhecida doença do sono ou fadiga , pode ser de fato preocupante quando nos sentimos totalmente esgotados.

Não se deixe levar pela fadiga! Ponha-lhe cobro com estas dicas e hábitos saudáveis que irão ajudá-la a recuperar a sua energia natural.

 

Uma dieta saudável e equilibrada

A primeira coisa que deve tomar em consideração é os alimentos que come e quando os come. O mais importante é nunca deixar o seu corpo sem reservas: devemos manter os níveis normais de açúcar no sangue e comer várias vezes ao dia é a melhor maneira de o conseguir. Sim, às vezes pode ser um desafio planear com antecedência, mas ter um lanche saudável à mão impedirá que passe longos períodos de tempo sem dar ao seu corpo a energia de que ele necessita.

O ideal é comer menos quantidade e fazer refeições equilibradas, combinando alimentos integrais com outros alimentos de digestão lenta, hidratos de carbono, proteínas de qualidade e, claro, gorduras. Reunimos para si os melhores conselhos para manter os níveis de energia elevados, para que eles nunca lhe falhem:

Nunca deixe de tomar o pequeno-almoço. É a refeição que proporciona o “combustível” para superar a primeira metade do dia.

Beba muita água: sabia que a desidratação é a causa mais comum da fadiga? Mas se beber água não a convence, experimente passar a beber chá de ervas (por exemplo, o chá de rooibos) ou água de coco, uma bebida natural que é rica em eletrólitos naturais (à semelhança das bebidas desportivas).

Se se sente cansada e exausta, evite os doces com elevado teor em gorduras e energia, uma vez que provocam frequentemente um efeito de bumerangue.

 

Dormir as horas suficientes e fazer mais exercício

Anda a dormir o número de horas suficientes e faz exercício com regularidade? Caso contrário, estes são dois dos pontos mais importantes que é preciso seguir para reequilibrar os seus níveis de energia.

Durma, pelo menos, 7 a 8 horas todas as noites. As sestas rápidas de 20 minutos durante o dia também podem ajudá-la a sentir-se com mais energia.

Pratique, pelo menos, 10 a 20 minutos de exercício todos os dias. Pode parecer uma contradição, mas a melhor maneira de ter mais energia é cultivar um estilo de vida ativo. Fazer algum exercício físico à hora do almoço irá ajudá-la a ter um dia de trabalho mais produtivo. Realmente tem lógica, tendo em conta que, quando se faz exercício, o sangue fica com mais oxigénio, o qual flui ao longo do corpo até ao cérebro, ao coração e aos músculos.

 

Faça um intervalo

Fazer uma pausa de vez em quando e escapar da sua apertada agenda é muito necessário para se recuperar forças. É o que se chama “desligar” e é algo que nós fazemos muito pouco. O ensaísta Tim Kreider resume-o muito bem num artigo do The New York Times: “A ociosidade não é algo trivial, nem apenas “tirar férias”, é também algo indispensável para o cérebro, tal como a vitamina D o é para o corpo. Se ficarmos privados dela, podemos sofrer um desgaste mental, como se se tratasse de raquitismo. ”

Pegue num pau de canela e inale o seu cheiro… Uma, duas vezes. Reduzirá a fadiga e estará mais alerta. À falta de canela, pode agarrar num raminho de hortelã ou hortelã-pimenta. Também pode adicionar uma gota de óleo essencial a uma bola de lã, tecido ou algodão. Deixe-a perto de si para poder inalar o seu aroma de vez em quando.

Tome um banho de imersão ou um duche e utilize um sabão ou gel de banho que contenha citrinos. Aumentará a produção de serotonina, a “hormona da felicidade”, ao mesmo tempo que reduz os níveis de norepinefrina, a “hormona do stresse”.

Ouça música e cante. Um estudo publicado no Athletic Insight descobriu que ouvir música alegre durante 10 minutos é uma das maneiras mais rápidas para conseguir uma dose extra de energia, superada apenas pelo exercício.

 

 

Filtre as companhias

Há pessoas que são como vampiros emocionais: sugam sua energia e deixam você em baixo. Gente tagarela, que reclama demais ou só fala da própria vida costuma ser assim e, se você não se proteger, entra nessa relação sem perceber. “A pessoa não precisa ser do mal para ter esse poder sobre o outro”, fala a psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo. “Uma amiga querida ou colega de trabalho com quem você se dá bem tem essa capacidade. Cabe a você colocar limites para não se deixar contaminar.” Corte a conversa com jeitinho ou invente uma mentira branca para evitar um encontro se sabe que não vai sair inteira dele. Assim, você não só preserva seu bem-estar mas a amizade também.

Laranja para as boas energias

Nas unhas, na maquiagem ou na roupa, nem que seja apenas em um acessório, essa cor tem tudo para colocá-la para cima no ato: ela afasta as energias negativas, estimula a mente e chama a alegria.

 

A terapeuta Ma Deva Suvalia, do Hotel Ponto de Luz, em Joanópolis (SP), ensina um exercício capaz de transformar sofrimento e ansiedade em sentimentos bons: feche os olhos e visualize um ponto no meio do tórax, que corresponde ao chacra do coração. Inspire mentalizando seus medos e preocupações e expire pensando em coragem e tranquilidade, sempre focando o ponto no coração. Em cinco minutos, vai se sentir mais leve, renovada e pronta para encontrar soluções positivas para o que incomoda você.

Faça um spa em casa

Tomar um banho quentinho e sem pressa já é um bálsamo contra o cansaço e a falta de ânimo. Para sair completamente renovada, aproveite os minutos embaixo do chuveiro e faça uma esfoliação no corpo com um punhado de sal grosso triturado com alecrim, manjericão e outras ervas aromáticas de que você gosta. “O processo renova a pele, libera aromas que refrescam e revigoram e neutraliza as energias negativas e positivas”, fala o terapeuta Michael Roriz, do Blue Garden Spa, em São Paulo. Enquanto isso, aproveite para mentalizar coisas boas e focar no barulhinho da água caindo pelo corpo.

Recarregue com chocolate

O doce já é nosso amigo nos momentos de baixo-astral, mas a notícia melhor ainda é que ele entrega energia extra quando vem na forma de uma bebida quentinha. Primeiro, porque contém cafeína e teobromina, que estimulam o corpo a produzir endorfna e serotonina, substâncias relacionadas ao bem-estar e a emoções positivas. E, como revelou um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicado na revista Science, o simples fato de segurar uma caneca com uma bebida quente deixa você mais segura e para cima.

Sumo  que levanta

Não dê descanso ao  desânimo e copie esta receita sugerida pela nutricionista Karoline Jorge, da KJ Nutricional Consultoria e Assessoria, em São Paulo, para começar o dia com pique total: bata no liquidificador 1 copo (200 ml) de suco de laranja, 1/3 de cenoura picada, 1 polpa de açaí e 1 colher (chá) de guaraná em pó. O açaí carrega ferro, mineral que em falta no organismo pode levar a cansaço e anemia. Combinado com o guaraná, a frutinha forma uma dupla revigorante. A laranja e a cenoura colaboram para a eliminação de toxinas e a renovação de todas as células do corpo.

 

 

 

 

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